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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
07/12/2009 |
Data da última atualização: |
31/05/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ABREU, L. S. de; MENDES, S. P. C.; KLEDAL, P. R.; SERIEIX, L.; PETTAN, K. |
Afiliação: |
LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; SÉRGIO P. C. MENDES, IFCH-UNICAMP; PAUL R. KLEDAL, FOI (Dinamarca); L. SERIEIX, SUPAFRO; KLEBER PETTAN, Autônomo (Consultor em Mercado Orgânico). |
Título: |
Valores sócioculturais e econômicos: o consumo de alimentos agroecológicos feiras e supermercados na metrópole de Campinas (SP), Brasil. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESO ALAS, 27., 2009, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2009. 1 CD-ROM. |
Páginas: |
9 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Esta investigação científica teve o intuito de compreender o significado econômico e sociocultural do consumo e sua relação com um conjunto de valores humanos, relacionados ao respeito ao meio ambiente, adesão aos princípios ligados à saúde, solidariedade entre grupos sociais do campo e da cidade, aspectos econômicos (preços, etc.). Adotamos uma abordagem dupla socioeconômica e antropológica. Nesse sentido, o foco da pesquisa orientou se para as motivações e significados das práticas de consumo na metrópole de Campinas (São Paulo) Brasil, os consumidores foram abordados sobre os tipos de alimentos consumidos, freqüência, razões da transição do consumo de produtos convencionais para a produção orgânica, verificando se a compra é esporádica ou se tornou um hábito cotidiano, as ocasiões em que os alimentos são consumidos e o valor simbólico dos alimentos. O objetivo foi o de verificar em que medida o comportamento dos consumidores expressam valores culturais e econômicos, tornando referência da cultura ecológica contemporânea. A interpretação do material coletado permitiu construir um panorama geral sobre o perfil dos consumidores urbanos de produtos ecológicos de feiras e supermercados da metrópole de Campinas (SP), identificou se diferentes visões dos consumidores entrevistados, apresentando elementos do contexto econômico e sociocultural local. Entender as dinâmicas culturais de cada processo sócio-econômico específico do consumo é uma das pistas importantes para compreender o contexto atual, a relação entre o local e o espaço de trocas global. Apresentamos uma síntese geral do estudo realizado, factível no escopo de um trabalho para esse espaço. MenosEsta investigação científica teve o intuito de compreender o significado econômico e sociocultural do consumo e sua relação com um conjunto de valores humanos, relacionados ao respeito ao meio ambiente, adesão aos princípios ligados à saúde, solidariedade entre grupos sociais do campo e da cidade, aspectos econômicos (preços, etc.). Adotamos uma abordagem dupla socioeconômica e antropológica. Nesse sentido, o foco da pesquisa orientou se para as motivações e significados das práticas de consumo na metrópole de Campinas (São Paulo) Brasil, os consumidores foram abordados sobre os tipos de alimentos consumidos, freqüência, razões da transição do consumo de produtos convencionais para a produção orgânica, verificando se a compra é esporádica ou se tornou um hábito cotidiano, as ocasiões em que os alimentos são consumidos e o valor simbólico dos alimentos. O objetivo foi o de verificar em que medida o comportamento dos consumidores expressam valores culturais e econômicos, tornando referência da cultura ecológica contemporânea. A interpretação do material coletado permitiu construir um panorama geral sobre o perfil dos consumidores urbanos de produtos ecológicos de feiras e supermercados da metrópole de Campinas (SP), identificou se diferentes visões dos consumidores entrevistados, apresentando elementos do contexto econômico e sociocultural local. Entender as dinâmicas culturais de cada processo sócio-econômico específico do consumo é uma das pistas importantes para compreender... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Consumo ecológico; Mercado local. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/143643/1/2009AA-114.pdf
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Marc: |
LEADER 02460nam a2200205 a 4500 001 1577411 005 2016-05-31 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aABREU, L. S. de 245 $aValores sócioculturais e econômicos$bo consumo de alimentos agroecológicos feiras e supermercados na metrópole de Campinas (SP), Brasil.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESO ALAS, 27., 2009, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2009. 1 CD-ROM.$c2009 300 $a9 p. 520 $aEsta investigação científica teve o intuito de compreender o significado econômico e sociocultural do consumo e sua relação com um conjunto de valores humanos, relacionados ao respeito ao meio ambiente, adesão aos princípios ligados à saúde, solidariedade entre grupos sociais do campo e da cidade, aspectos econômicos (preços, etc.). Adotamos uma abordagem dupla socioeconômica e antropológica. Nesse sentido, o foco da pesquisa orientou se para as motivações e significados das práticas de consumo na metrópole de Campinas (São Paulo) Brasil, os consumidores foram abordados sobre os tipos de alimentos consumidos, freqüência, razões da transição do consumo de produtos convencionais para a produção orgânica, verificando se a compra é esporádica ou se tornou um hábito cotidiano, as ocasiões em que os alimentos são consumidos e o valor simbólico dos alimentos. O objetivo foi o de verificar em que medida o comportamento dos consumidores expressam valores culturais e econômicos, tornando referência da cultura ecológica contemporânea. A interpretação do material coletado permitiu construir um panorama geral sobre o perfil dos consumidores urbanos de produtos ecológicos de feiras e supermercados da metrópole de Campinas (SP), identificou se diferentes visões dos consumidores entrevistados, apresentando elementos do contexto econômico e sociocultural local. Entender as dinâmicas culturais de cada processo sócio-econômico específico do consumo é uma das pistas importantes para compreender o contexto atual, a relação entre o local e o espaço de trocas global. Apresentamos uma síntese geral do estudo realizado, factível no escopo de um trabalho para esse espaço. 653 $aAgroecologia 653 $aConsumo ecológico 653 $aMercado local 700 1 $aMENDES, S. P. C. 700 1 $aKLEDAL, P. R. 700 1 $aSERIEIX, L. 700 1 $aPETTAN, K.
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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Registros recuperados : 7 | |
4. | | SIRIEIX, L.; ABREU, L. S. de; WATANABE, M. A.; KLEDAL, P. R. Comparing organic urban consumers in developing and developed countries : First results in Brazil and France. In: AIEA INTERNATIONAL CONFERENCE, 2.; CONGRESS OF THE BRAZILIAN SOCIETY OF RURAL ECONOMY AND SOCIOLOGY, 46., 2007, Londrina. Knowledge, sustainability and bio-resources in the further development of agri-food systems. Londrina: Embrapa Soja, 2007. p.21-22.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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7. | | ABREU, L. S. de; MENDES, S. P. C.; KLEDAL, P. R.; SERIEIX, L.; PETTAN, K. Valores sócioculturais e econômicos: o consumo de alimentos agroecológicos feiras e supermercados na metrópole de Campinas (SP), Brasil. In: CONGRESO ALAS, 27., 2009, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2009. 1 CD-ROM. 9 p.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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